Como funciona uma câmara frigorífica?

11:52 Unknown 0 Comments




Básicos de câmaras frigoríficas
Embora a maior parte das pessoas relacione toda a refrigeração à maneira que a sua geladeira de casa funciona, uma câmara frigorífica opera de maneira bem diferente. Ao invés de usar ao frio gerado por um freezer conectado, a câmara gera ar frio de forma ativa na medida necessária paramanter a temperatura estabelecida no termostato. O ar frio é criado com ventiladores e um condensador, de maneira parecida à de um ar-condicionado, com o condensador armando e desarmando para manter a temperatura.

O termostato e o condensador
O termostato da câmara frigorífica determina a temperatura do ar no seu interior; quando a temperatura se eleva acima do nível do termostato, ocondensador é ligado e se inicia um novo ciclo de resfriamento. Os ventiladores da unidade puxam o ar para dentro da unidade e sobre as bobinas do condensador. O líquido de arrefecimento dentro das bobinas puxa o calor do ar que passa por cima. O ar refrigerado então continua a se mover para fora da parte traseira da unidade, mais frio do que quando entrou. Enquanto os ventiladores continuam a soprar ar sobre o condensador, atemperatura do ar dentro da cabine vai diminuir até que esteja mais uma vez abaixo do nível definido pelo termostato. O líquido de arrefecimentodentro das serpentinas do condensador vai ser bombeado continuamente durante o ciclo de arrefecimento; isso garante que o líquido não aqueça muito antes de precisar esfriar novamente. Existe um segundo ciclo, a fim de impedir que o condensador congele e fique coberto de gelo. Se otermostato ficar muito baixo (geralmente 0 graus), os ventiladores vão funcionar sem o resfriamento. Isso gradualmente aquece as bobinas do condensador. Esse ciclo de degelo irá continuar até que a temperatura volte a um nível aceitável.

Isolamento suficiente
Um componente chave de uma câmara frigorífica é o isolamento. Uma câmara padrão terá de 5 a 10 cm de isopor em suas paredes e umaborracha em volta da porta, para garantir que seja à prova de ar e bem isolada termicamente do exterior. Esse isolamento e selo impedem que as temperaturas do exterior afetem o ar dentro da câmara, garantindo que o condensador precise resfriar apenas o ar dentro da unidade.

Compartilhe nosso conteúdo