Perguntas e Respostas sobre Forromax

07:30 Unknown 0 Comments

O EPS (ou isopor, que é marca registrada) faz parte de nosso dia a dia há muitos anos. Nas geladeiras portáteis, nas embalagens, nos trabalhos escolares, e num sem número de aplicações. Em todas elas o EPS reafirma seu papel de isolante térmico, fragilidade e leveza.


Sua aparente fragilidade causa a falsa impressão de que esse produto não se ajusta à construção civil. São 2 aspectos da questão. Materiais altamente resistentes (aço e concreto, por exemplo) são maus isolantes térmicos quando comparados ao EPS. Materiais altamente isolantes (lã de vidro, lã de rocha, EPS, fibra cerâmica, entre outros) são pouco resistentes em relação ao aço e o concreto. Quando usados corretamente, cada um desses materiais fornecerá o melhor resultado.

Com base nessa constatação, o uso do EPS na construção, em todo o mundo, é hoje muito comum. No Brasil, cresce a cada dia, na medida em que fica evidente a economia e segurança do seu uso adequado. Discretamente, está presente nas lajes, paredes, forros e acabamentos, nas mais diferenciadas edificações e com excelentes resultados.

Dentre todos os isolantes térmicos, quando se fala em forros térmicos removíveis, o EPS é o material que apresenta a melhor relação custo-benefício e atende todos os requisitos para perfeitas aplicações.

A seguir, veja as dúvidas mais freqüentes sobre o assunto.

1. Quais as vantagens de um forro térmico?
2. O que é EPS?
3. O EPS é um bom isolante?
4. Forromax "pega fogo"?
5. Forromax é resistente?
6. Ratos atacam o Forromax?
7. Forromax absorve água ou mancha se for molhado?
8. Forromax amarela?
9. Os perfís são resistentes?
10. Posso utilizar lâmpadas em contato com o Forromax?
11. Forromax pode ser feito em cores, medidas e padrões diferentes?
12. O que é estrutura auxiliar?
13. Forromax resolve qualquer problema de calor?
14. Eu mesmo posso montar o Forromax?
15. O que é modulação?
16. Os forros de EPS são todos iguais?
17. Como não correr o risco de comprar um material fora de especificação?
18. Quais são os padrões para forros térmicos?
19. Como posso saber se o EPS tem mesmo anti-chama?
20. Qual a diferença entre o forro tegular e o forro com borda reta?

1. Quais as vantagens de um forro térmico?
A principal vantagem está no seu bolso. Forromax proporciona economia de ar condicionado ou ventilação, porque melhora as condições de conforto sem gastar energia. O conforto dos ambientes, como se sabe, é da maior importância para a produtividade das pessoas.

2. O que é EPS?
EPS é a sigla utilizada para Poliestireno Expandido, e tornou-se popular com a marca Isopor (marca registrada).

3. O EPS é um bom isolante?
O EPS, de que é feito o Forromax, é o isolante térmico perfeito para essa faixa de temperatura. Tem ótimo desempenho com o menor custo dentre outras opções.

4. Forromax "pega fogo"?
O EPS natural realmente "pega fogo". O EPS usado na fabricação do Forromax recebe um aditivo (anti-chama) que evita que as chamas de alastrem. Quando a fonte do fogo cessa ele deixa de arder, não oferecendo risco.

5. Forromax é resistente?
A resistência mecânica do EPS é adequada ao seu uso como forro removível, tanto quanto os outros produtos disponíveis para esse fim. Ele pode ser removido (com cuidado, é claro) e reinstalado sem problemas.

6. Ratos atacam o Forromax?
Não. Forromax também não apodrece e só é atacado por solventes derivados de petróleo.

7. Forromax absorve água ou mancha se for molhado?
Nenhum dos materiais que compõem o Forromax sofrem alterações quando molhados. Pode sujar em virtude do líquido que o atinja, mas pode ser lavado e, se for o caso, pintado com tinta látex.

8. Forromax amarela?
Todo branco amarela com o tempo. A diferença é o maior ou menor grau com que amarela. Isso ocorre devido à oxidação do pigmento branco (Dioxido de Titânio). Quanto maior a presença desse pigmento no material maior a tendência dele permanecer com a cor branca. A textura de Forromax contém elevado grau de Dióxido de Titânio, na mesma proporção das melhores tintas látex do mercado e com a mesma durabilidade.

10. Posso utilizar lâmpadas em contato com o Forromax?
O Forromax é seguro até 80 oC. Lâmpadas e reatores de fluorescentes podem emitir calor que exceda esse limite, provocando deformações. Com o Forromax é recomendada a utilização de luminárias suspensas ou embutidas, para evitar esse risco.

11. Forromax pode ser feito em cores, medidas e padrões diferentes?
A pedido do clientes podem ser analisados múltiplos projetos envolvendo cores, medidas e padrões diferenciados, personalizando projetos arquitetônicos. É importante ressaltar que as medidas utilizadas são baseadas em padrões mundiais, assegurando menor custo, permitindo que as placas possam ser trocadas por outras padronagens e que múltiplas luminárias possam sem aplicadas sem qualquer problema.

12. O que é estrutura auxiliar?
Quando a distância entre o forro e o ponto de sua sustentação é maior que 1,20m o forro pode se tornar instável com as "pressões negativas". Esse fenômeno ocorre toda vez que as correntes de ar provocam um "vácuo" na parte superior ao forro (plenum). Com esse "vácuo" o forro tende a ser "empurrado" para cima. A estrutura auxiliar é um conjunto de perfis metálicos, galvanizados e resistentes, montada entre a cobertura e o forro, em que se prendem os tirantes do forro, permitindo vencer distâncias maiores com toda segurança.


13. Forromax resolve qualquer problema de calor?
Forromax resolve a maioria dos problemas de calor transmitido pelo teto. Em casos em que essa temperatura é muito alta (telhas de aço, amianto, telhado muito baixo em relação ao forro), ou que não existe renovação de ar no plenum (região entre o forro e a cobertura), a resistência térmica do Forromax pode ser ampliada com o uso de feltro de lã de vidro envelopado. São peças de lã de vidro, ensacadas em polietileno preto, colocadas acima do forro durante a instalação com o cuidado de estarem sobrepostas nas bordas (para não deixar nada desprotegido). O resultado final é excelente.

14. Eu mesmo posso montar o Forromax?
Pode. Não são necessárias ferramentas especiais. Os cuidados que se devem ter são os mesmos de uma obra qualquer (esquadro, alinhamento e nivelamento).

15. O que é modulação?
Modulação é o padrão dimensional que será usado no planejamento e no cálculo dos materiais do seu seu forro. Significa a medida em milimetros entre centros dos perfis quando instalados. Por exemplo, a modulação 625 x 625 usa placas medindo 618 x 618mm. A diferença de 7mm corresponde ao espaço a ser ocupado pelo perfil propriamente dito e pelo vão que deve existir entre ele e a placa. A modulação 625 x 1250 usa placas 618 x 1243mm.

16. Os forros de EPS são todos iguais?
Não, infelizmente. Existem soluções caseiras que algumas vezes são oferecidas como profissionais, visando apenas a garantia do negócio a qualquer preço. Podem usar medidas fora dos padrões internacionais, (problemas com luminárias). Podem usar EPS convencional sem anti-chama, comprado em papelarias (risco de incêndio). Não tem compromisso com esquadro e espessura (montagem inadequada e baixo desempenho). Podem ainda aplicar manualmente materiais de qualidade inferior (revestimento fraco e apresentação não uniforme). Adotadas isoladamente ou em conjunto, essas alternativas barateiam o preço mas são comprometedoras. A qualidade do produto final só pode ser assegurada através de rígido controle dos materiais e emprego de equipamentos especializados. Quando comparar os preços não se esqueça de atentar para esses detalhes. Alguns centavos a menos na hora de decidir podem significar muito mais depois de montado o seu forro.

17. Como não correr o risco de comprar um material fora de especificação?
A primeira é adquirir de fabricantes e distribuidores legalmente instalados. Exija sempre a Nota Fiscal. Ela é a sua garantia de qualidade. Desconfie sempre de preços miraculosos e medidas fora dos padrões internacionais.

18. Quais são os padrões para forros térmicos?
As modulações mais utilizadas internacionalmente são 625 x 625mm e 625 x 1250mm. As modulações 600 x 1200mm já quase não se usam mais no Brasil e apresentam dificuldades na obteção de materiais compatíveis (perfis, luminárias, etc). No caso dos forros em EPS, a espessura mínima da placa deve ser de 20mm (tolerância de +/- 1mm).

19. Como posso saber se o EPS tem mesmo anti-chama?
Num local seguro, coloque a amostra do produto no sentido vertical (em pé) e encoste a chama produzida por um isqueiro no lado sem revestimento da placa. O material iniciará a queima. Quando retirar a chama o material deve parar de queimar imediatamente. Se a queima prosseguir o material não contém o aditivo necessário. Usar material sem anti-chama no forro é perigoso.

20. Qual a diferença entre o forro tegular e o forro com borda reta?
Borda reta é o tipo de forro cuja superfície revestida se encaixa inteiramente sobre os perfis da estrutura. O forro tegular apresenta uma borda cuja superfície revestida fica abaixo do nivel do perfil (rebaixo).

Compartilhe nosso conteúdo