O correto armazenamento dos alimentos em um frigorífico
O frio proporcionado por uma câmara frigorífica, ajuda a conservar os alimentos frescos e a retardar o aparecimento de grande parte dos microrganismos nocivos. Além de que com o ambiente devidamente refrigerado, as características dos alimentos não são alteradas. A temperatura ideal de um frigorífico é de 5ºC a nível das prateleiras do meio, sendo que a temperatura não é igual em todo o frigorífico. Tirar partido das diferentes temperaturas existentes, permite assegurar um armazenamento otimizado dos seus produtos alimentares.
Geralmente, o ponto mais frio do frigorífico é na prateleira do fundo logo acima das gavetas dos legumes (2ºC). Este será o local indicado para colocar carne e peixe frescos. Assim evitaremos o gotejamento sobre outros alimentos. Não é aconselhável colocar alimentos além da capacidade máxima do seu frigorífico. Quando cheio, até ao ponto de não existir mais espaço entre os diferentes alimentos, o ar não consegue circular e a distribuição da temperatura ficará afetada. Se houver a formação e acumulação de gelo o frigorífico não terá seu máximo rendimento.
Alguns alimentos não necessitam de refrigeração e em alguns casos podem até mesmo perder a qualidade se mantidos no frigorífico. Este é o caso, por exemplo, de frutas exóticas como, tomate, feijão, pepino e abóboras. O pão também se deteriora mais rapidamente se mantido no frigorífico.
Fique atento! Os alimentos que são mantidos frescos e seguros no frigorífico dura apenas o tempo indicado no rótulo da embalagem. Se tiver dúvidas sobre um alimento, ou de há quanto tempo ele se encontra no frigorífico é melhor deixá-lo de fora. Ter um termómetro no interior do frigorífico é de grande utilidade, assim você pode ter sempre a certeza que o seu frigorífico mantém a temperatura adequada.